domingo, 28 de julho de 2013

Problemas nos joelhos, O processo de mudança e crescimento.

     

            Importante articulação do corpo humano, atletas, crianças e idosos que o digam, quando afetados, desgastados, traumatizados, causam bastante sofrimento e dor. O que poucas pessoas sabem é que muitas vezes, os motivos aparente de lesões, não são os verdadeiros vilões.

      O joelho encontra-se interligado com a biomecânica do quadril e com o pé, efetivando a sincronicidade de sustentação da perna. É a articulação da humildade, da flexibilidade interior, da mudança e do crescimento. 

      Muitos problemas nos joelhos referem-se à maneira agitada e conflituosa de executar suas atividades. A tensão para fazer algo surge quando a pessoa não acredita que pode ser bem realizada naquilo que faz. Quer atuar com o máximo de eficiência, ficando em constante alerta para evitar qualquer deslize. Nesse estado, surge também o medo, uma emoção prerrogativa dos “RINS” e muito presente nas memórias desta articulação. Cerca de 25% das crianças que procuram o reumatologista pediátrico, queixam-se de dores nas pernas e as chamadas “ dores do crescimento”, que podem estar relacionada entre outras coisas, com a prematuridade de alcançar metas e objetivos antes de ter um aprimoramento interior, necessário para manter aquilo que foi conquistado. 

      Outro caso semelhante é a artrose dos joelhos, que nos falam das nossas dificuldades para gerenciar os chamados adversários imaginários. Estamos na fase da defesa, dos agredidos, das vitimas. A rigidez que surge pode ser decorrente da execução de tarefas que a pessoa não suporta mais, mas precisa realizar. Nesse caso suas ações passam a ser automáticas, não faz o que gosta ou deixa de gostar daquilo que sempre curtiu fazer, transformando em obrigação o que sempre foi motivo de satisfação. 

      A maneira como encaramos e lidamos com nossas crenças, interferem diretamente na harmonia e bem estar desta base. Na vida existem desafios e obstáculos, que exigem empenho para supera-los. Muitas vezes eles são interpretados como problemas. As chamadas crenças limitantes influenciam a maneira de encarar os acontecimentos ruins e os tornam ainda mais turbulentos, quando na verdade são apenas eventos que estimulam a nossa persistência o que é um importante ingrediente para o sucesso e realizações de mudanças.  

     As pernas são responsáveis por nos conduzir pela vida; os joelhos nossos auto-apoios. Assim, é importante criarmos recursos para liberar nossos medos e fortalecer o desejo de seguir em frente em direção à perfeita expressão do self. O ser humano é como um imã que atrai a experiência que esta dentro dele naquele momento. 

     Se você deseja mudar sua experiência interna, precisa ter consciência da qualidade de seus pensamentos, do seu dialogo interno e de suas crenças. Qualquer mudança que você esta buscando precisa primeiro acontecer internamente.

 “A escolha certa será sempre seguir o caminho que leva você à paz de espírito e ao conforto do seu coração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário