terça-feira, 1 de março de 2016




           Sinusite, a carga do passado.




Semana passada, atendi duas pessoas com queixas de sinusite. Isto pode não ser comum em uma Clínica de Reabilitação ou na própria relação com a Fisioterapia. Porém, ressalto que algumas ferramentas atraem este perfil de cliente, no meu caso, a Acupuntura e a Homeopatia.

 Existe uma correlação na percepção social de que variações climáticas, disparam os sintomas da sinusite. Alguns pesquisadores afirmam que: "a sinusite não é uma complicação da gripe, mas uma parte integrante dela".

 Poucas pessoas sabem que as Terapias Manuais podem tratar as sinusites, mas já percebem que os sintomas surgem ou disparam quando encontram-se incomodadas com algo ou alguém e quando sua imunidade baixa.

 Em relação às correspondências biopsicosociais da sinusite, esta revela a irritação continua com alguém próximo ou a falta de recursos para resolver tais circunstâncias.

 Foi o que aconteceu com "M", que aos 10 anos de idade, acompanhou o processo litigioso da separação dos seus pais. Nesta época, "M", teve a sua primeira crise de sinusite e de lá pra cá, passou a desenvolver frequentemente este problema. Para resolver sua questão, recorre, hoje, a inúmeros tratamentos alopáticos à base de antibióticos e vacinas.

 Usando os recursos da Hipnose e dos Gatilhos Mentais!

 No caso de "M", o que mais me chamou a atenção e me despertou a curiosidade foi o fato de que toda vez que "M" nutria alguma expectativa e esperança por algo e os desdobramentos não eram correspondidos, ou seja, decepcionava-se, a sinusite reaparecia.

 "M", contou-me também que em vários momentos de mudanças que ocorreram em sua vida, lá estava a sinusite para atormentar-lhe. Baseado nestas informações e através da avaliação biomecânica apresentada pelo cliente, limitações da plasticidade dos músculos acessórios da respiração, perda da funcionalidade e harmonia das vértebras altas da cervical, torção esfeno basilar e assimetria dos músculos mastigadores com a oclusão dentária classe II, iniciei o processo de correção osteo articular e a ressignificação dos gatilhos mentais da falta de segurança e presença.

 A ferramenta da Hipnose, ajudou-me a levar "M" ao seu passado e a fazê-lo perceber que ainda criança, não conseguia expressar seus sentimentos a respeito do que sentia e quando tentava falar, não era ouvido. 

Neste caso ficava ainda mais irritado por não receber a devida atenção. A intenção do processo terapêutico é gerar novos recursos e valores na criança do passado de "M", através do tempo. O guia ajuda o cliente a entender que ele fez o melhor possível com os recursos e mapa de mundo que tinha naquele momento e que agora, mais maduro, já tem muitos recursos e uma compreensão maior que não tinha quando no estado problemático.

 Quando nos abrimos para as experiências da vida, tirando o senso crítico mental ou pré-julgamentos a respeito de tudo, nos alimentamos com o melhor dos acontecimentos. Assim os recursos mentais passam a ser suficientes para uma profunda reavaliação e o melhor aproveitamento das experiências. Com isto, surgem os sentimentos de perdão e compaixão. 

 A Acupuntura e a Homeopatia, são ferramentas que movem e limpam o fluxo do "Qi" do corpo humano. Há recursos homeopáticos já famosos no repertório para secar a secreção ou a fleuma, e com isto, todo o sistema digestivo e respiratório passam a trabalhar melhor e mais dispostos.

 Antigamente, acreditava-se que a mente era restrita ao nosso mundo interior. Considerava-se que ela se limitava ao cérebro. Deste modo, sua atuação era puramente interna, não exercendo nenhuma influência no exterior.

 Hoje, cientistas afirmam que não existe nada individualizado no homem. Somos uma trilogia de pensamentos, registros internos e expressões corporais. Portanto, o que é considerado mente na verdade são atributos naturais e não possuem fim ou começo. 

 Então fica a dica:
 Não devemos nos esquecer de que as dificuldades são um recurso de aprendizagem e que o corpo acusa o modo como lidamos com os acontecimentos.

 Excelente dia para todos!

2 comentários:

  1. Muito interessante e tem a maior lógica.Gostaria de experimentar esse tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e tem a maior lógica.Gostaria de experimentar esse tratamento.

    ResponderExcluir