domingo, 15 de setembro de 2013


MENOPAUSA: O Estigma da Velhice


 Durante a vida da mulher ocorrem várias alterações naturais, a menopausa é uma delas. Longe de ser uma doença, esse cenário de mudanças biológicas ocorre porque o ovário deixa de produzir dois hormônios: estrogênio e progesterona.

 Há uma estimativa que na maioria dos casos, mulheres na faixa etária entre 45 a 55 anos apresentam os sintomas decorrentes da chamada menopausa como irritabilidade, ressecamento vaginal, redução do desejo sexual, insônia, suores noturnos e etc.

 Na verdade, a menopausa pode e deve representar uma nova etapa na vida da mulher, de forma produtiva e completa como era antes. Para que essa transição transcorra de forma confortável é necessário haver uma boa condição emocional.

 Os processos limitantes que surgem no mapa mental da mulher, durante o período da menopausa, são provocados pelo medo do envelhecimento, pela sensação de fracasso como mulher e pelas frustrações sexuais. Existem muitos casos de mulheres que apresentam uma menopausa precoce exatamente por possuírem alguns destes padrões.

 Lembro-me de um caso de uma paciente no qual sua menopausa coincidiu com a saída dos filhos de casa. Nesta época, ela atravessava um conflito pessoal relacionado à sua identidade, pois cerca de seis meses antes, sofrera com a perda da sua mãe. Mesmo tendo uma boa aceitação dos fatos, isso não foi suficiente para sua auto sustentação emocional e afetiva.

 Essa condição de dependência dos seus familiares, além de tornar essa mulher melancólica e até depressiva com a entrada da menopausa, acentuou os sintomas desagradáveis deste período e provocou sua permanência por um longo tempo.

 Para reverter este quadro físico foi necessário adotar novas posturas em relação à sua vida e ao seu presente. Aceitar a realidade, por mais dura que ela fosse, ajudou a essa mulher a desfrutar benefícios de saúde em curto prazo. Enfim, o estado emocional em que a mulher se encontra intensifica ou não a fisiologia do organismo na fase da menopausa.

 Por isso, mantenha a sua maturidade, reaja com os seus melhores recursos aos episódios que surgem ao seu redor. Valorize-se como mulher e assuma a direção das experiências vivenciadas sem dar ouvidos ao estigma da velhice.

 Em minha opinião, o maior desafio que a mulher possui na menopausa é não perder o seu referencial de ternura, afetividade e valores próprios.

Um comentário:

  1. Sérgio eu concordo inteiramente com você, a partir dessa época quando estamos próximas ou já na menopausa, começam a surgir os questionamentos, na minha opinião começam os conflitos mentais, já que a menopausa marca a fase que as mulheres começam a se sentir velhas, acabadas, enfim o medo de não ser mais a mesma acontece, e é aí que é preciso intervir, pois a longevidade plena e feliz depende da conscientização de muitas coisas e assim se manterão afetivas e poderosas como sempre são.

    ResponderExcluir