terça-feira, 13 de agosto de 2013


 INSÔNIA: O RAPPORT DO PENSAMENTO NOTURNO




  A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou ter uma boa noite de sono. Ocorre em homens e mulheres de todas as idades, porém pesquisas revelam ser mais comum no sexo feminino, principalmente depois da menopausa, e em idosos.

  A insônia considerada crônica é aquela que ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês, neste caso, existe o rapport entre a ligação mental e a fisiologia corporal, isto é, a pessoa acredita que não consegue dormir direito e seu estado fisiológico pode apresentar algumas alterações orgânicas (coração, rins, estomago, etc.) e hormonais, através de preocupações excessivas que tornam o sono fragmentado.

  Para a emotologia, todos os tipos de insônia, inclusive aquelas crises momentâneas, revelam a dificuldade que a pessoa possui de lidar com as situações do cotidiano. A sensação do despreparo para lidar com as adversidades do dia-a-dia e a falta de recursos nos processos existências, promovem pensamentos confusos e limitantes que comprometem a auto-referência mediante as suas expectativas em relação ao futuro.

 Ao perder o referencial, a pessoa entra em conflito com seu sistema de crenças e compromete sua assertividade através da projeção virtual da sua realidade e assim, fragiliza sua espontaneidade e seus valores.

 Ao longo da nossa existência, todos vivenciamos experiências desagradáveis. Se não conseguirmos nos desvencilhar dos sofrimentos, ficamos inseguros para lidar com as situações presentes. Para melhorar o estado do sono é imprescindível estar de bem consigo mesmo e integrado ao ambiente. Agir de maneira complacente e trabalhar a harmonia interior, evitando ficar facilmente indignado ou revoltado, mesmo diante de situações turbulentas.

 Não se esqueça: para atrair bons resultados, devemos cultuar atitudes positivas, não nos deixar invadir pelo desespero e tão pouco vibrar negativamente. Disso depende nossa carreira, nosso futuro, nossa felicidade e, principalmente, a qualidade do nosso sono. 

 “CRER É A CAPACIDADE DE CONCRETIZAR AQUILO QUE FOR IDEALIZADO PERANTE A ARTE DE VIVER”

Um comentário:

  1. Texto fantástico, muito esclarecedor, preciso fazer uma visita ao Dr.Sergio com urgência !

    ResponderExcluir